quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

PIB sergipano em alta

por Isadora Santos

Apesar de a contribuição de Sergipe para o PIB (Produto Interno Bruto) nacional ser pequena, o Estado assiste, nas últimas décadas, ao desenvolvimento de setores pouco ou nada expressivos anteriormente. Em relação às principais atividades econômicas de Sergipe, podemos afirmar que o estado é um dos maiores produtores brasileiros de petróleo e gás natural.
Vista aérea de Carmópolis.
Analisando os gráficos de crescimento, tanto do PIB quanto na área da indústria petrolífera, podemos afirmar que o estado de Sergipe contribuiu e ainda continua contribuindo de forma gradual e importante para economia brasileira. Observando os telejornais e notícias que são vistos e comentados em todo país, podemos perceber que de acordo com as empresas do ramo de petróleo, falando assim de forma mais direta a Petrobrás, Sergipe vem ganhando destaque nacional e internacional. Em 1993, começava-se a exploração de petróleo em solo sergipano. Com a descoberta do campo petrolífero em Carmópolis, começa a ser implantada toda infraestrutura para produção efetiva do petróleo, sendo instalada oficialmente a Petrobrás em Sergipe.

Recentemente foi encontrada uma enorme reserva de petróleo na bacia de Guaricema (Sergipe/Alagoas), e possui entre 1,5bilhão e 2bilhões barris de óleo, esse volume é mais do que suficiente para suprir todas as necessidades de petróleo dos Estados Unidos, o maior consumidor de petróleo do mundo, por quase dois meses.
Como podemos notar de forma evidente, Sergipe é, e continua sendo umas das maiores potências do Brasil, ocupando o sexto lugar na lista de extração de petróleo e sendo o segundo maior produtor do nordeste. Com a descoberta na bacia Sergipe-Alagoas, teremos crescimento no PIB do estado e na geração de emprego, dentre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nosso blog é compartilhado: vários alunos fazem uso dessa plataforma digital, porém, devido às atividades múltiplas desenvolvidas (acadêmicas, pessoais, profissionais, etc), pode levar até 48 horas para que sejam respondidas perguntas. Os comentários sem questionamentos serão liberados após nossa moderação. Nos comentários solicitamos que seja feita a identificação do autor e e-mail para resposta.